06/02/2015

Parceira: Mônica d’Olliveira

Saudação leitores!!!
Parceria novaaaaa!!!
Vamos conhecer um pouco sobre a escritoras:

Biografia:

Mônica d’Olliveira é jornalista, escritora, consultora, apaixonada por explorar espaços na internet. Carioca de nascimento, brasileira acima de tudo, miscigenada como essa terra que tanto ama. Uma integrada que curte a nostalgia de sentir as folhas de um livro e o som do grafite no papel.
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, atuou por muitos anos como profissional independente junto a projetos sociais, Ongs, associações de classe e segmentos de cultura e arte. O interesse por entender o funcionamento e os efeitos da comunicação em meio virtual levaram a participar de várias redes sociais, fóruns e a criar, depois de outras experimentações, o blog Nau Capitania. Trabalhou com assessoria e consultoria de Comunicação e elaboração de projetos. Atualmente dedica-se a um projeto pessoal antigo: fundou a Editora Filhos do Vento e além de publicar novos autores nacionais, oferece orientação editorial a quem necessite.
Desde a adolescência na década de 80, Mônica escreve poemas e contos mas nessa época não pensava nisso como carreira ou aptidão. Lia tudo que lhe chegasse às mãos. Escrevia pela necessidade de se expressar. Apesar de ser uma leitora compulsiva foi criada ouvindo que escrever era “coisa para quem não tinha o que fazer”. Por isso acabou jogando muita coisa fora. Mas alguns poemas sobreviveram.
Entre 94 e 96 morou em Goiânia onde começou repensar o papel da escrita em sua vida. Foi nessa época que optou pelo jornalismo como formação profissional. Retornou ao Rio de Janeiro onde passou a atuar como educadora em alguns projetos públicos e movimentos sociais. Essa experiência influenciou suas primeiras produções acadêmicas e profissionais, assim como impulsionou uma forte retomada dos seus textos literários na forma de poemas, contos e crônicas.
“A violência urbana como espetáculo midiático: o papel da imprensa na disseminação da cultura do medo” é resultado de uma pesquisa largamente inspirada nas discussões que acompanhou durante seu trabalho junto a Ong REDECCAP de Manguinhos, que coordenava um Banco de Imagens em parceria com o MNDH, onde realizavam clippings com notícias acerca da violência na cidade do Rio de Janeiro. Foi nesse período que conheceu também conceitos como socioeconômica solidária e desenvolvimento socialmente justo, cujos princípios se misturaram a antigos ideais e passaram a impulsionar novas visões de mundo.
Sua motivação por olhar a mídia de forma crítica fez com que criasse seu primeiro blog, onde publicava artigos e permitia que os mesmos fossem compartilhados em outros canais. Teve artigos publicados em espaços como ADITAL - Notícias da América Latina e Caribe e Fazendo Media: a média que a mídia faz, além de outros blogs parceiros.
Em 2010, decidiu se assumir como escritora de ficção. Enquanto preparava seu primeiro original começou a pesquisar mais sobre o mercado editorial, e não gostou muito do que encontrou. Foi assim que depois de muito estudo decidiu fundar a Editora Filhos do Vento, nascida do desejo de contribuir com uma perspectiva diferente para esse mercado. Em 2014, lançou “Rodopios”, seu primeiro título literário uma antologia de poemas, contos e crônicas que foi escrevendo em sua jornada, aqueles que mais gostava e quis compartilhar com os leitores.

Para 2015 espera finalmente concluir seu primeiro romance, “Aos Deuses do Adeus”, enquanto muitos rascunhos, literários e acadêmicos, ainda aguardam no escaninho.

Sinopse - Rodopios:

Ao longo da vida, registramos para o mundo fragmentos de nossas almas em rabiscos expressivos que algumas vezes se perdem na correria. Mas não somem. Eles pairam sobre nos em suave rodopio. Rodopios reúne poemas, contos, crônicas e pensamentos, alguns guardados quase escondidos, outros publicados aqui e ali, alguns ainda inéditos.










Saiba mais da autora e sua obra em suas páginas na internet: Página do livro

Abraços,

Recado: Pessoal, quem gostar do blog, por favor, se inscreva aqui onde diz "Seguidores" e nos ajude a bater a meta de 200 seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário