23/11/2014

Entrevista #1: Davi Paiva

Saudações Leitores!
E hoje vai ao 'ar' uma nova seção no QgdLer: Entrevistas, em que eu estarei entrevistando pessoas do ramo literário, especialmente autores.
Como primeira entrevistada temos o grande Davi Paiva, autora de um dos contos de ponto reverso que já falamos em uma postagem aqui do blog (confira aqui), que aceitou responder algumas perguntas.



QgdLer: Olá Davi, antes de mais nada eu gostaria de parabenizá-lo pelo incriável conto em ponto reveso "Entrevistando um Ídolo. Sei que você já escreveu várias outras coisas, mas eu ainda não tive o privilégio de ler.
D.P: Sem problemas, cara. São mais de 10 antologias sendo que algumas, até onde sei, estão esgotadas. Sem contar que não me importo se todo mundo não lê o que eu escrevo. Se você não gosta de romance, por exemplo, não precisa ler os meus contos românticos. Ninguém é obrigado a nada.

QgdLer: eu sei disso, mas tipo eu amo romance. Eu sei que foi um exemplo.
D.P: Sim. Foi

QgdLer: Todo mundo tem uma curiosidade enorme a respeito do AUTOR, principalmente após a leitura de seus livros. Conte-nos um pouco quem é Davi Paiva quando não está escrevendo?
D.P: Quando não escrevo, trabalho (atualmente, sou professor em um cursinho pré vestibular), leio ou assisto a filmes e seriados. Converso com amigos sobre projetos ou debato muita coisa.
Não tenho nada de especial. Sou uma pessoa como qualquer outra.

QgdLer: Hum. me conta uma coisa, quando você era criança você já sonhava em ser escritor, como eu sonho hoje em dia?
D.P: Não. Dos 13 aos 18, sonhava em ser desenhista de quadrinhos. Até fiz curso de desenho na adolescência.
Daí vi que para ser desenhista era preciso muitas coisas: estudo, materiais, equipe e oportunidades tão difíceis quanto as de ser escritor. Sem contar que isso foi antes do advento da internet...
Seja como for, percebi que no fundo o que eu queria era contar histórias. E fiz da escrita a minha plataforma.

QgdLer: há. Que tipos de Livros você costuma ler? Tem algum AUTOR preferido? Se você pudesse conhecer ou ter conhecido algum autor quem seria? O que você diria a ele?
D.P: Leio muita fantasia. Do medieval tolkeniano ao que usa o cenário conhecido como pano de fundo, como a saga de Percy Jackson.
Não sei se tenho um autor preferido. Ter um significa acompanhar todos os trabalhos dele. Até um tempo atrás, eu era um fã convicto de Rick Riordan até ler O Sangue de Olimpo e ficar decepcionado. Amei ler A Volta Ao Mundo em 80 Dias, mas não sei se terei o mesmo ânimo ao ler outros trabalhos do autor.
Um autor que eu gostaria de ter conhecido? Não sei. Prefiro não arriscar. Há alguns autores que depois que você conhece, nota que eles não são tudo isso.

QgdLer: Também gosto de a volta ao mundo e um pouco do rick riordan.
Todo escritor busca uma fonte de inspiração, o que te inspirou a escrever "Entrevistando um Ídolo"?
D.P: Quando o editor da Andross e eu nos reunimos para definir os temas de Ponto Reverso, já havia ficado claro que o tema "como seria se Ayrton Senna não morresse" seria o meu tema. Todos já sabiam o quanto eu sou fã do ex-piloto.
A inspiração veio através da pesquisa que fiz. Não fui o primeiro e nem serei o último a pensar como seria se aquele 1º de maio tivesse sido diferente. Li alguns depoimentos de esportistas e fãs, além de falar com amigos.

QgdLer: O que mais te inspira para escrever seus livros?
D.P: A simples vontade de vê-los escritos.
Sei que pode parecer idiota, mas o sonho é a primeira etapa para realizar algo.

QgdLer: nao acho idiota, por que tipo eu sonho em ser escritor e a minha primeira etapa é sonhar, pois ainda não posso ser.
D.P: Sobre você querer ser escritor, é preciso ver as outras etapas: determinação (uma coisa é você dizer que é amigo de alguém. A outra coisa é ser. Com a escrita, é a mesma coisa), superação (se empenhar em fazer cada trabalho melhor que o anterior) e noção (você é brasileiro e vive no Brasil, um país que mal lê).
Qgdler: Verdade.

QgdLer: Conte-nos seus projetos para o futuro: já tem algum outro livro para ser publicado ou já está escrevendo outra história?
D.P: Sobre projetos: vou participar de algumas antologias em 2015, em especial vou entrar no time da Darda, onde tenho sido muito bem recebido.
Tenho me focado em meu projeto particular, que é um romance em um cenário fantástico que eu mesmo criei.

QgdLer: Hum, enteressante. "Romance" Quando for públicado avisa e nos mande as novidades.
D.P: Pode deixar.

QgdLer: Davi Paiva, muito obrigada pela entrevista, foi realmente um prazer saber um pouco mais de você e de seu trabalho. Espero que tenha gostado e para finalizar gostaria que você deixasse um recado para os leitores do Quem gosta de ler.
D.P: Se querem ser leitores, criem o hábito de ler. Não peguem só os livros como ouçam podcasts sobre literatura e procurem entender as características do movimento literário.
E se quiserem ser escritores, não tenham só o hábito de escrever como estudem também a técnica de escrita. Não sejam tão românticos em achar que a escrita vem só da alma. Quando você se declara para alguém, não vai só abraçar e beijar. Você terá que dizer alguma coisa antes. E com a escrita é a mesma coisa: aprenda a colocar as palavras certas na ordem adequada...
E muito obrigado pela entrevista. Gostei bastante.
QgdLer: obrigado eu, foi um imenso prazer te entrevistar.

Mais uma vez Davi, muito obrigada pela entrevista adorei fazê-la!
Gostaram da Entrevista? Então não deixem de comentar!

Para mais informações do Autor, visite seu Facebook pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário